top of page
  • Foto do escritorFábio Fraga

Poço Canadense e o que ele pode fazer por você

Atualizado: 25 de ago. de 2018

Hoje em dia, ninguém vive sem o ar condicionado nas suas casas no verão, e em algumas regiões, sem os aquecedores elétricos no inverno. Infelizmente, estes pequenos luxos gastam muita eletricidade. Mas hoje vou mostrar um sistema que pode lhe ajudar a manter uma temperatura constante em sua casa, por pouco dinheiro.


Este sistema é chamado de poços canadenses, provençal ou ventilação geotérmica. Esta construção usa a energia geotérmica para manter a temperatura da casa constante. Os seus custos de produção não são muito elevados e requer pouca manutenção. Para além disso, é totalmente amigo do ambiente e não produz resíduos poluentes… é sem dúvida o sistema ideal e muito sustentável.

Como é que os poços canadenses funcionam?

A energia geotérmica é a responsável pelo subsolo se manter a uma temperatura constante durante todo o ano. Se cavarmos dois metros no chão, perceberemos que a temperatura está geralmente (depende muito da região e do tipo de solo) entre 18 a 24 °C, no Inverno ou no Verão.



Os poços canadenses procuram aproveitar esta temperatura constante para aquecer ou arrefecer o ar. A maneira de conseguir isso é realmente simples e só precisa de um sistema de tubos subterrâneos colocados de uma determinada maneira.



Muito importante, antes de iniciar a construção deste tipo de poço, é montar o projeto estrutural, pois há medidas que devem ser observadas e dependendo de certos fatores, tendem a alterar sua estrutura e o método de funcionamento.

Este sistema funciona melhor para arrefecimento no verão do que no inverno para o aquecimento. No calor, nem vamos precisar de ar condicionado. No inverno, o calor que temos é insuficiente para aquecer a casa. Mas ainda assim podemos economizar cerca de 40% da fatura da eletricidade.

Elementos compõem um poço canadense:


Este sistema consiste basicamente de 4 elementos: o ar exterior, um tubo por onde se aquece o ar, o poço de drenagem e um impulsor de ar.



A entrada de ar: Deve estar feita de forma a que só permita a entrada de ar. Isto significa evitar, na medida do possível, que água, insetos, animais ou plantas entrem no sistema.


O tubo de refrigeração: deve ser colocado a 2 metros de profundidade. Ele deve ser feito de um material resistente e impermeável com boa condutividade térmica e anticorrosivo. Os tubos de PVC são ideais para esta finalidade


O poço de drenagem: Ele é um elemento fundamental para a instalação. Sua tarefa é armazenar qualquer tipo de humidade ou resíduo líquido que pode se acumular no tubo de refrigeração. A partir daqui, pode-se drenar a água de diferentes maneiras.


O impulsor de ar ou ventilador: ele vai garantir que o ar exterior entre no tubo de refrigeração e, em seguida, para a casa. Normalmente é um elemento elétrico, podendo ser utilizado até energia solar para seu funcionamento.


Resumindo: Eles são ambientalmente amigáveis, saudáveis e têm um baixo custo! Como pode ver, existem muitas vantagens nesses poços canadenses.

5.268 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page